Oficina Viva Produções e Ziza Fernandes apresentam:

Curso Vida com sentido - Logoterapia na prática

Logoterapia e Análise existencial – 2 Semestre 2022

Por que escolher o Curso Vida com sentido – Logoterapia na prática 100% on-line?

A Logoterapia e Análise existencial é uma linha psicológica que tem como lema central: a vida tem sentido em qualquer circunstância. O seu fundador, Viktor Frankl, tem a perspectiva de olhar o ser humano de forma inteira, isso significa não reduzir à pessoa a uma deficiência física ou desordem mental, nem àquilo que ela faz ou se comporta, mas sim compreendendo sua característica única e irrepetível nessa vida.

Dentre os grandes males vividos na sociedade atualmente está o vazio existencial, que se expressa em índices alarmantes de desordens de todos os tipos, tais como: depressão, crises de ansiedade e pânico, níveis de suicídio, distúrbios de aprendizagem, dependência química e outras compulsividades. E como uma resposta às demandas da humanidade desse tempo, este curso tem a proposta de apresentar a Logoterapia e Análise existencial e a aplicabilidade de seus conceitos na vida prática.

As aulas são semanais distribuídas em 12 módulos durante o ano, no formato 100% on-line e ao vivo, via Plataforma Zoom. Cada encontro tem duração de 01 hora e 30 minutos.

Venha viver uma experiência transformadora, convivendo com os nossos professores, muito bem capacitados e com muita história pra contar!

Calendário 2022 | Temas

Módulo I | 06/10/22 Viktor Frankl: uma vida de superação e uma obra admirável

Módulo II | 13/10/22 Como encontrar minha identidade mais profunda, através da obra de Viktor Frankl?

Módulo III | 20/10/22 Como encontrar o sentido da minha vida: guardando-me ou gastando o que tenho de vida?

Módulo IV | 27/10/22 Quais etapas são necessárias para responder bem ao chamado da vida?

Módulo V | 03/11/22 Esgotamento profissional: existe cura para uma alma “desgastada”?

Módulo VI | 10/11/22 Dependência, ciúme e controle: como estabelecer um vínculo saudável com as pessoas?

Módulo VII | 17/11/22 Qual a transformação vivida por uma pessoa que aprende a sofrer com nobreza?

Módulo VIII | 24/11/22 A morte retira o sentido da vida, ou posso enfrentá-la com dignidade?

Módulo IX | 01/12/22 O que posso fazer para vencer os sintomas de uma vida sem sentido?

Módulo X | 08/12/22 Como posso ajudar alguém que deseja morrer?

Módulo XI | 15/12/22 Construção de habilidades humanas para o enfrentamento de crises

Módulo XII | 22/12/22 Como a fé pode me ajudar na responsabilidade diante da vida?

(As aulas começam às 19h30 e terminam às 21h00)

O que você tem acesso como aluno do Curso Vida com sentido - Logoterapia na prática?

Aulas ao vivo

(as aulas não ficarão disponíveis para assistir posteriormente)

Material de estudo e de suporte

Minicursos complementares | Formato EAD

Aulas 100% on-line
Ementas das disciplinas do curso
Viktor Frankl: uma vida de superação e uma obra admirável
Leia mais
Essa disciplina tem como objetivo apresentar a vida do fundador da Logoterapia e Análise existencial, Viktor Emill Frankl, desde a sua infância e juventude. Contex-to histórico e familiar. Formação acadêmica e exercício profissional. Encontro com Tilly. Tornou prisioneiro nazista de quatro campos de concentração da segunda guerra mundial. Suas estratégias de sobrevivência dentro dos campos de concen-tração. Encontro com Elly. Cidadão do mundo: uma vez liberado dos campos de concentração continuou a desenvolver sua teoria e escreveu vários livros e viajou o mundo divulgando a Logoterapia.
Como encontrar minha identidade mais profunda, através da obra de Viktor Frankl?
Leia mais
Essa disciplina tem como objetivo apresentar a visão de homem inaugurada por Viktor Frankl, onde todas as dimensões da pessoa humana são integradas e não reduzidas. Biologismo, psicologismo e sociologismo. Determinismo. O homem como um ser tridimensional, constituído pelas dimensões somática, psíquica e noética. Paralelismo psicofísico e antagonismo noopsíquico. Espiritualidade e religiosidade. Ontologia dimensional do ser humano.
Como encontrar o sentido da minha vida: guardando-me ou gastando o que tenho de vida?
Leia mais
Essa disciplina tem como objetivo apresentar as dez teses da pessoa humana inaugurada por Frankl. Pessoa única e irrepetível. Noodinâmica. Autotranscen-dência. A pessoa espiritual e suas características fundamentais. Consciência: órgão do sentido. A pessoa é livre e responsável, buscadora de sentido.
O poder de uma decisão: é possível ser mais livre diante da responsabilidade de viver?
Leia mais
Essa disciplina tem como objetivo apresentar a liberdade e a responsabilidade como características fundamentais da pessoa espiritual. A liberdade e o destino. A responsabilidade da decisão. Critérios para tomar decisões. Dever X querer . Con-formismo e totalitarismo. Aguçar a consciência. Diante de que e de quem sou res-ponsável?
Quais etapas são necessárias para responder bem ao chamado da vida?
Leia mais
Essa disciplina tem como objetivo apresentar os três grandes pilares da Logotera-pia e Análise existencial: liberdade da vontade, vontade de sentido e sentido da vida. Vida e missão. O ser espiritual e as circunstâncias. Vontade de prazer, von-tade de poder e vontade de sentido. Angústia existencial e vontade de sentido. Há um sentido potencial para a vida em qualquer circunstância. Sentido de vida e realidade.
Esgotamento profissional: existe cura para uma alma “desgastada”?
Leia mais
Essa disciplina tem como objetivo apresentar o trabalho como uma realização humana. Valores criativos. Relação distorcida com o trabalho. Ferramentas para lidar com o desgaste profissional dos que ajudam. Despersonalização. Síndrome de Burnout. A necessidade de uma liderança responsável e caminhos do sentido. . Habilidades necessárias nas relações no ambiente corporativo. Os sete princí-pios de Viktor Frankl aplicados ao mundo do trabalho.
Dependência, ciúme e controle: como estabelecer um vínculo saudável com as pessoas?
Leia mais
Essa disciplina tem como objetivo apresentar os valores vivenciais, um possível caminho para realizar sentido de vida, que acontece através da contemplação da beleza em todas as suas expressões e nos encontros existenciais. Sexualidade humana. Os movimentos do amor no espirito humano. Critérios para estabelecer um genuíno encontro existencial. Relação consigo mesmo X relação com o outro.
Qual a transformação vivida por uma pessoa que aprende a sofrer com no-breza?
Leia mais
Essa disciplina tem como objetivo apresentar os valores de atitude, como uma forma elevada de realizar sentido através do sofrimento. Cultura hedonista e suas repercussões. A liberdade frente ao sofrimento. O poder desafiador do espírito. Homo Patiens. O adoecer humano. Sentido e resiliência. Autodistanciamento e Autotranscedência A transformação interior frente ao sofrimento. As estratégias de sobrevivência utilizadas por Viktor Frankl nos campos de concentração nazis-tas.
A morte retira o sentido da vida, ou posso enfrentá-la com dignidade?
Leia mais
Essa disciplina tem como objetivo apresentar a tríade trágica ( dor, culpa e morte). Otimismo trágico. Negação da morte. O ser humano se confronta com sua própria finitude. Cultura patológica e ilusão de controle. Educar o homem para sofrer. O sentido da morte e o sentido da vida. As principais modificações na vida da pes-soa a partir da consciência da morte. A culpa e a responsabilidade. Autotransce-dência. Cuidados paliativos e paciente terminal.
O que posso fazer para vencer os sintomas de uma vida sem sentido?
Leia mais
Essa disciplina tem como objetivo identificar o vazio existencial e suas variadas expressões na sociedade contemporânea, como a depressão, agressividades (a si mesmo e aos outros), dependência química e outras compulsividades. Recursos logoterapêuticos para despertar a consciência do homem como um ser responsá-vel e afastá-lo do vazio existencial. Niilismo e vazio existencial. Ideologias e cole-tivismo.
Tédio: como posso encontrar sentido nas pequenas tarefas da minha rotina?
Leia mais
Essa disciplina tem como objetivo apresentar ferramentas logoterapêuticas para encontrar o sentido nas situações do cotidiano. Sentido e instalação na realidade. Mecanismos de fuga da realidade. Apresentação de casos práticos. Ser e dever ser. Aguçar a consciência. Imaginário e decisão. Autodistanciamento e autotrans-cedência. Perguntas socráticas. Derreflexão. Liberdade e responsabilidade. Estra-tégias de sobrevivência utilizadas por Viktor Frankl dentro e fora dos campos de concentração nazistas.
Os ciclos da vida e seu convite ao amadurecimento espiritual: eu quero?
Leia mais
Essa disciplina tem como objetivo apresentar os ciclos da vida e seu desenvolvi-mento noético. Compreender cada etapa da vida e suas especificidades, no que tange o sentido da vida e missão nessa existência. Kronos, Kairós e existência. Valores franklianos e tarefas no mundo. Temporalidade e sentido da vida. Educa-ção dos filhos e urgência do amadurecimento dos pais. A formação de identidade dos jovens. A velhice sobre quatro eixos fundamentais.
Como posso ajudar alguém que deseja morrer?
Leia mais
Essa disciplina tem como objetivo apresentar as ferramentas logoterapêuticas no combate ao suicídio. A questão do suicídio como um problema de saúde pública mundial. Mitos e verdades. Cultura hedonista: eliminar o sofrimento? Fatores de risco para o comportamento suicida. Sentimento de desesperança e vazio exis-tencial. Inautenticidade da pessoa. Vontade de morrer X intenção de suicidar. Caminhos para encontrar o sentido.
Como encontrar o sentido da vida diante da perda de quem amo?
Leia mais
Essa disciplina tem como objetivo apresentar uma proposta de elaboração do luto à luz da Logoterapia e Análise existencial. A perda de uma pessoa querida é vivi-da de várias formas. Do luto ao sentido: um caminho responsável. Etapas da ela-boração do luto. A reacomodação interior da pessoa querida. Ressignificar a pró-pria vida a partir do luto. O Amor e a eternidade.
Construção de habilidades humanas para o enfrentamento de crises
Leia mais
Essa disciplina tem como objetivo apresentar habilidades necessárias para o en-frentamento de crises, ou seja, um caminho de educação para o sentido da vida. Abrir o campo visual da pessoa para as inúmeras possibilidades de realização de sentido. Educação para a responsabilidade. Ser e dever ser. Foco da educação: afinar a consciência. O valor e seus desvios. Estratégias para promover o sentido em diversas situações da vida.
Como a fé pode me ajudar na responsabilidade diante da vida?
Leia mais
Essa disciplina tem como objetivo apresentar a Logoterapia aplicada ao contexto religioso e nesse sentido, deseja elucidar recursos noéticos para um encontro ge-nuíno com Deus. Encontro com Deus e a vivência da autotranscedência. Enfren-tamento de crises como os dilemas da vida consagrada, o exercício da liberdade, na prática da caridade, na convivência, entre outros. Descobrir a missão da vida pessoal. Resolução de conflitos de valor. A fé e a espiritualidade.
Anterior
Próximo
Nossos professores
Conheça quem já teve uma experiência com a Logoterapia
CEV – há 22 anos transformando vidas, quer transformar também a sua?

Ainda não é aluno do CEV 2022 100% on-line?

Então chegou a sua vez!

contato@oficinavivaproducoes.com

+55 (12) 98315 5515