Ementa – Clown – Encontrando o seu palhaço interior

Módulo 01: Descobrindo o SER palhaço

Panorama histórico cultural do clown/Palhaço, surgimento, evolução e linhas de trabalho. Conhecer e experimentar os tipos e as personalidades dos clowns (branco e augusto). Partilhar sobre o ser clown e a proposta do trabalho como uma vivência pessoal e transformadora.

 

Módulo 02: A Alegria de Ser palhaço

Descobrindo as possibilidades corporais para o clown/ Expressão corporal nesse encontro por meio da ludicidade o aluno vai despertar sua expressão corporal. Com exercícios corporais que promovem a criatividade, a percepção e os sentidos especialmente no que tange ao Olhar, Sentir e Agir. Um momento para falar, ouvir, ver com atenção, tocar, dançar, brincar, respirar, sentir, reconectar e transformar momentos únicos em vivências de liberdade de ser e estar. Com muito riso, diversão e alegria!

 

Módulo 03: A força do riso

Improvisações provocados por Jogos tradicionais, teatrais e clownescos, dança, música. Exercícios que desenvolvam a desinibição, a criatividade, práticas humanistas e de autodesenvolvimento, aliadas às técnicas e ferramentas encontradas na palhaçaria, possibilitando não só uma formação do palhaço, como também um ser humano potente, com um olhar e gesto mais amoroso para consigo e com o outro.

 

Módulo 04: Com quem roupa eu vou?

Figurino e maquiagem do Clown – A confecção do figurino, maquiagem, nariz e mala do clown está intimamente ligada as relações da personalidade do clown. Durante esse módulo o aluno vai vivenciar a construção do figurino, experimentar maquiagem e o rito do nariz vermelho.