Ementa CEV 2021

TEMAS ABORDADOS NO CEV 2021

 

Formação Humana

  • Promoção da estrutura psicológica do artista com temas de espiritualidade e formação humana
  • É o coração pulsante e explícito do Curso de Expressão Viva pois é aliando ferramentas musicoterapêuticas com temas específicos e fundamentais na vida do artista que a ministrante provoca uma experiência única de crescimento e nova visão do mundo, da vida e da arte. Todas as indicações de exercícios e tarefas mensais são pensadas para uma melhora técnica do cantor ou comunicador, mas também em harmonia com os temas selecionados nesta área do curso.

 

Teoria Musical

  • O aluno aprende noções básicas de leitura e escrita musical. Esse estudo, mesmo que no nível básico (leitura relativa das alturas e ritmos) auxilia no processo de aprendizado dos arranjos vocais apresentados no curso.
  • Aborda noções de elementos fundamentais da música: melodia, harmonia e ritmo, iniciando desde notação musical (pautas, claves e notas), leitura rítmica (figuras e compassos) e solfejo, à percepção musical.
  • O propósito é enriquecer o imaginário do aluno com um vasto repertório de apreciação musical, através da apresentação de obras já conhecidas, como parte da metodologia de aprendizado teórico da música.
  • Aula em formato EAD.

 

Técnica Vocal

  • Está fundamentada em princípios básicos que permeiam o universo do canto erudito e também do canto popular, visando obter desses mundos, que parecem tão distantes, uma unidade interessante e útil ao objetivo de melhora da qualificação na execução vocal.

 

Harmonia Vocal

  • O desenvolvimento do canto em grupo trata de um outro tipo de musicalidade, por isso a importância da promoção de uma produção musical mais qualificada da voz, proporcionando uma atenção diferenciada no cantor, seja na técnica vocal, na consciência musical, na expressão da poesia, na respiração, na emoção bem direcionada,  na expressão corporal conscientizada e na concentração sobre todas as nuances que concernem à produção da própria voz
  • A área de Harmonia Vocal, também voltada ao Teatro Musical, desenvolve a percepção dos alunos para os novos musicais que, cada vez mais, apresentam canções repletas de arranjos com polifonia vocal.
  • O principal objetivo dessa área dentro do curso é fazer com que o aluno compreenda o processo de timbragem, entendendo a característica vocal de cada integrante do grupo e aprendendo a misturar sua voz às vozes de todos os outros.

 

Expressão Corporal

  • Desenvolver o corpo como elemento poético e expressivo, despertando uma consciência Corporal e trabalhando a timidez, o medo e o travamento, através de atividades de motivações interiores: memória, sensação, imaginação, pensamento e emoção.

 

Introdução à História da Arte

  • Ampliar o repertório artístico dos alunos pela apresentação de alguns dos movimentos artísticos mais relevantes, fomentando o conhecimento e percepção das artes plásticas e arquitetura através de grandes obras de nosso tempo.

 

Tarefas e metas mensais para fomentação do estudo e melhora da cultura do aluno

  • Todo trabalho técnico oferecido e realizado não terá estrutura nem raiz se o aluno da Oficina Viva não se der conta de que o que mais importante é cuidar de sua mentalidade artística. Se ela estiver bem estruturada, todas as demais escolhas e processos de melhoras técnicas ganharão mais sentido e força de resistência.

 

Pocket Viva Mensal

  • É pela fomentação de cultura nas tarefas realizadas com o exercício da vida artística “no agora” e não num futuro, que ainda não existe, que achamos importante oferecer ao aluno essa experiência de prontidão artística para que ele, desde o começo do curso, tenha a consciência de sua arte privada sendo dada ao público de forma eterna e documentada.
  • Transmitimos um programa de entrevista e execução musical de 1h de duração, produzido e pensado de forma a reforçar todo conteúdo apresentado nos módulos de forma simples, quase rústica, mas extremamente sincera. Nosso Pocket é aberto ao público, além de ser transmitido através da internet.

 

Aulas Mensais Em Formato EAD (Ensino a distância)

  • Além das aulas online ao Vivo, os alunos do curso CEV 2021, terão a oportunidade de ter aulas em formato EAD, com um time de profissionais incríveis. Elas estarão disponíveis a cada mês reforçando as áreas de conhecimento que o CEV se propõe, com conteúdo exclusivamente preparado para você.
  • Confira os temas e professores que também estarão ministrando as aulas EAD:

Audição Musical Guiada – Ziza Fernandes (Musicoterapeuta)

A voz em alta performance – Denise Pimentel (Fonoaudióloga)

Composição Musical – Bruno Camurati (Multi-artista)

Direção Musical de um Show – Janaine Pavani

 

Um musical por dentro – Bruno Camurati (Multi-artista)

O Roteiro e a História – Maria Helena Alvin (Publicitária / Roteirista)

Direção Musical do Show Viva – Janaine Pavani

 

Percepção e audição da Música Instrumental – Paulo Korea (Músico)

No universo da Música POP – Renato Beloni (Músico)

Educando o olhar através da Fotografia – Alice Venturi (Fotografa)

Estrutura e equipamento de Fotografia para iniciantes – Kleber Alepereira

Língua Portuguesa para Artistas populares – Noslen Borges (Professor de Português)

 

Maquiagem Artística – Márcio Oliveira (Maquiador)

Imagem como Identidade – Talita Lopes (Moda)

Identidade Visual – Joyce Freitas (Arquiteta)

Logoarte: leitura da arte a partir da Logoterapia – Ziza Fernandes (Musicoterapeuta)

 

A coragem de mudar de Vida – Juliana Veras (Psicologa)

Diálogo com assertividade – Fabiola Salustiano (Psicóloga)

Vida Profissional com sentido e saúde – Luciana Telles (Logoterapeuta)

Suporte social Percebido através da Arte – Ziza Fernandes (Musicoterapeuta)

Contação de Histórias – Maria Silvia (Doutora em Linguística)

 

Canva para Vida Profissional – Layla Kamila (Publicitária e Social Midia)

Mídia Social e Saúde mental – Nayhara Queiroz (Publicitária e Social Midia)

Gestão do tempo – Monica Oliveira (Produtora / Arquiteta)

O meio acadêmico da arte – Michele Girardi (Doutora em Música)

A importância do Marketing Digital na Arte – Eduardo Lorenzeti (Músico)

REQUISITOS PARA ACESSO

  • Para a participação neste curso de extensão cultural, o aluno em si, deve ter idade mínima de 16 anos. No caso de aluno menor de idade, o contrato deverá ser assinado pelo responsável legal. Capacidade de leitura, escrita e expressão oral.

 

MATERIAL DIDÁTICO

  • A partir do primeiro mês de curso será disponibilizada aos alunos a plataforma virtual da Oficina Viva, na qual o aluno poderá interagir e visualizar todo o conteúdo oferecido pelo curso, além de realizar o download dos materiais necessários.
  • A cada módulo você receberá um CEVBook com os principais pontos de cada aula.