EMENTA – CEV 2019

CONTEÚDO:

Formação Humana

Partindo de ferramentas musicoterapêuticas e temas específicos e fundamentais na vida do artista, provocar  uma experiência única de crescimento e nova visão do mundo, da vida e da arte:

  • Despertar no aluno o amor ao saber a fim de que invistam de forma ativa no seu crescimento integrado;
  • Provocar o aluno para interessar-se e ser capaz de agir sobre a sua realidade, com determinação;
  • Elucidar os diferentes movimentos interiores que permeiam a vida humana do instinto ao espírito, proporcionando capacidade de identificação e reordenamento.
  • Discutir o significado e a aplicabilidade da coerência na vida artística e na vida prática.
  • Reconhecer a importância dos vínculos, a partir da visão de que o homem é um ser social;
  • Desmistificar a imagem do artista, mostrando-o como um servidor da beleza;
  • Analisar, refletir e transformar limites claros e conhecidos em habilidades funcionais;
  • Ampliar e definir a concepção de “sonhos” como projetos de vida alcançáveis e reais.
  • Questionar e discutir a capacidade de permanecer fiel às decisões e responsabilidades.
  • Comprometer-se com as metas estabelecidas, a fim de conquistar uma vida constante.

Intervenção Musicoterapêutica

Através de atividades de atuação e audição dos alunos, reforçar as possibilidades expressivas e musicais de maneira personalizada, provocando uma desenvoltura pessoal e original, tornando-se esse treinamento o grande diferencial do trabalho.

Teoria Musical

Introduzir e ampliar o conhecimento do aluno sobre teoria musical básica, contribuindo para expansão da percepção musica; através de temas como: Iniciação à melodia, à harmonia e ao ritmo; Notação musical; Compreensão, percepção auditiva e execução vocal dos intervalos dentro de uma oitava; Elementos básicos da partitura; Síncope e contratempo; Intervalos melódicos e harmônicos.

Técnica Vocal

Apresentar e trabalhar técnicas e exercícios que possibilitem a melhor execução do canto, conferindo maior segurança em apresentações com uso da voz.

Harmonia Vocal

Formar o indivíduo musicalmente através da prática vocal em grupo, desenvolver a percepção auditiva e  a capacidade de trabalho em equipe;

Expressão Corporal

Desenvolver o corpo como elemento poético e expressivo, despertando uma Consciência Corporal e trabalhando a timidez, o medo e o travamento, através de atividades de motivações interiores: memória, sensação, imaginação, pensamento e emoção;

Introdução à História da Arte

  • Ampliar o repertório artístico dos alunos pela apresentação de alguns dos movimentos artísticos mais relevantes, fomentando o conhecimento e percepção das artes plásticas e arquitetura através de grandes obras de nosso tempo.

Tarefas e metas mensais para fomentação do estudo e melhora da cultura do aluno

  • Todo trabalho técnico oferecido e realizado não terá estrutura nem raiz se o aluno da Oficina Viva não se der conta de que o que mais importante é cuidar de sua mentalidade artística. Se ela estiver bem estruturada, todas as demais escolhas e processos de melhoras técnicas ganharão mais sentido e força de resistência.

Pocket Viva Mensal

  • Transmitimos um programa de entrevista e execução musical de 1h de duração, produzido e pensado de forma a reforçar todo conteúdo apresentado nos módulos de forma simples, quase rústica mas extremamente sincera. Nosso Pocket é aberto ao público, além de ser transmitido através da internet.

Produção, ensaios e montagem do Show Viva

  • O 10º módulo do curso trata-se da produção e montagem do Show Viva, que encerra as atividades do curso. É o resultado do trabalho desenvolvido com os alunos durante todos os meses consecutivos. É subir ao palco para se “contar cantando” o que se aprendeu numa produção em conjunto e num processo humano intenso, no qual os alunos participam de forma ativa e criativa.
    calendário de ensaios será apresentado ao longo dos módulos do ano.

Show Viva – Apresentação de Teatro Musical

  • A participação do aluno no Show Viva é imprescindível para que a experiência proposta seja completa, pois se trata de uma produção musical focada no canto em grupo. O projeto será detalhado no primeiro dia do curso. Proporcionamos ao aluno a oportunidade de se apresentar em estrutura completa e profissional, amparada por uma equipe qualificada e renomada: produtores, técnicos, músicos, atores e cantores. Além de toda uma estrutura de som, iluminação, projeção e apoio.

Requisitos para acesso

  • Para a participação neste curso de extensão cultural, o aluno em si, deve ter idade mínima de 16 anos. No caso de aluno menor de idade, o contrato deverá ser assinado pelo responsável legal. Capacidade de leitura, escrita e expressão oral.

Material didático

A partir do primeiro mês de curso será disponibilizada aos alunos a plataforma virtual da Oficina Viva, na qual o aluno poderá interagir e visualizar todo o conteúdo oferecido pelo curso, além de realizar o download dos materiais necessários.