Curso de extensão Cultural e Universitária | CANTO LITÚRGICO


O canto e a música são elementos indispensáveis na Liturgia. Por meio deles, os sentidos são aguçados e o coração experiência o Mistério da Salvação. Entende-se que a Música Litúrgica deve realçar e expressar os diversos ritos, servindo a Palavra, seja ela proclamada, meditada ou ainda, aclamada.

A música na Liturgia deve estar a serviço da comunidade, ajudando-a comunicar-se melhor com Deus, no mistério da fé celebrado. Neste sentido, quanto mais se canta o próprio texto da Missa – Celebração do Mistério Pascal de Cristo pela Igreja -, mais litúrgico o canto é, portanto, reconhecer as características da Música Ritual (aquela que acompanha os diversos ritos, ações sagradas), bem como as que são o rito cantado (texto em sua íntegra, “Cordeiro de Deus”, por exemplo), são o primeiro passo para bem cantar a Liturgia.

Com base na importância do bem cantar a liturgia, a partir das Instruções Gerais do Missa Romano para o Canto Litúrgico, o Curso Canto Litúrgico Viva   tem início permeado por uma prática vocal com experiência social saudável, já que o mesmo acontece em grupos.

Por meio dele, se ressalta a importância do canto como melhor comunicação com Deus, como já dizia Santo Agostinho: “Quem canta, reza duas vezes”. Portanto, é elaborada uma proposta de alfabetização musical através da prática vocal.

O Curso Canto Litúrgico Viva, extensivo e exclusivamente musical, apresenta uma proposta criativa de prática de canto, com repertório voltado para Liturgia.

Este curso é promovido pela Oficina Viva Produções com uma equipe multidisciplinar, capacitada e comprometida com a prática do bem celebrar.