Ziza Fernandes

Ziza Fernandes nasceu e foi criada no Paraná. Cresceu num lar com forte influência musical religiosa, sendo a música uma linguagem familiar. Desde muito cedo, expressou seu interesse pela arte, talento herdado do pai. Ainda menina, começou a acompanhar as irmãs do Colégio Regina Mundi (Maringá/PR) onde estudava, tocando teclado nos retiros. Na adolescência, começou a participar dos acampamentos e retiros com o Projeto Evangelização 2000, atuando como musicista. Estudou piano por 12 anos no Conservatório Santa Cecília, Maringá – PR, aperfeiçoando-se com o professor Paulo Giovanini, na Universidade Estadual de Maringá.

1993

Iniciou seus estudos em Técnica Vocal no Instituto Musical Solar do Som de Maringá e, até 1994, foi tecladista de banda católica Taus, de Franca – SP. Seguiu dando passos e se lançando na maravilhosa aventura de dizer sim a Deus nas pequenas e grandes coisas. Em Curitiba, no Conservatório de Música Popular Brasileira, estudou Técnica Vocal e Interpretação da Canção Brasileira com a professora Liane Guariente e com a cantora Elza Soares.

1995

Impulsionada por seus amigos, decidiu gravar seu primeiro CD, “Mais que os pássaros”, uma produção independente e um salto na fé. Com o álbum, aumentaram os shows por todo o país e, consequentemente, a missão. Nesse mesmo ano, Ziza Fernandes mudou-se definitivamente para Curitiba – PR, e começou a fazer faculdade de Musicoterapia. Participou do Grupo Vocal Brasileirão em sua formação inicial, como mezzo-soprano, onde permaneceu por três anos e meio. Nesse grupo aprendeu muito, especialmente sobre a montagem técnica de um show.

1996

Gravou seu primeiro trabalho com arranjos e regência do Maestro Marcos Leite (in memorian), fundador do grupo Garganta Profunda. Além de Liane Guariente, também estudou com as professoras: Regina Luccato e Ná Ozzeti. No Canto e Coro Lírico fez cursos com Marcos Thadeu, Martha Herr, Neide Thomas e Denise Sartori.

1997

Estudou também com a Fisiologista da voz e professora de Técnica Vocal e Canto, Sira da Silva, na Escola de Música Laudate, de Curitiba.

1998

Formou-se bacharel em Musicoterapia em 1998, pela Faculdade de Artes do Paraná, em Curitiba.

1999

Ziza Fernandes entrou para gravadora Paulinas – COMEP, e em Maio desse ano lançou seu segundo CD, intitulado “Volta pra casa”.

2000

Devido ao público cada vez maior na América Latina, em 2000, Ziza gravou seu primeiro trabalho em espanhol, chamado “Cantaré”.

2001

Seu quarto CD foi lançado neste ano, também pela gravadora Paulinas – COMEP, e recebeu o nome de “Bem Simples”. Ainda em 2001, Ziza participou da turnê internacional dos “Enredados” com grandes nomes da música católica mundial como Martín Valverde, Eugênio Jorge, Daniel Poli e Migueli. Dessa turnê resultou o CD “Enredados, la gira”, uma co-produção de Producciones Dynamis e Paulinas – COMEP. A turnê Enredados esteve no Brasil em junho de 2002 e setembro de 2003.

2002

Em 2002, Ziza lançou seu selo Madreterna Produções, cujo primeiro fruto foi um CD temático, exclusivamente de oração, intitulado “Meu Tudo”. Nesse mesmo ano, realizou um grande sonho: cantar para o Papa João Paulo II em Toronto, no Canadá, em Julho de 2002, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude. Sua vida missionária tornava-se cada vez mais intensa, dentro e fora do país.

2003

Gravou pela Paulinas – COMEP o CD “Essência”, lançado em Janeiro de 2004. Ainda em 2003 assumiu a direção da Madreterna Escola de Música e Arte.

2005

O primeiro semestre de 2005 foi marcado pelo lançamento do CD “Victória”, em espanhol. Nesse mesmo ano, Ziza lançou um livro onde pôde partilhar sua experiência de vida, espiritualidade e dicas de técnicas vocais, pela Editora Paulinas: “Voz, expressão da vida”. Este foi o primeiro passo de um trabalho que Ziza tem realizado por todo o Brasil, focado na formação integral e interpretação da voz, que busca qualificar cantores e comunicadores, profissionais e amadores. Ziza tem dedicado grande parte do seu tempo ministrando cursos, neste projeto chamado Oficina Viva. Os cursos da Oficina Viva abrangem áreas específicas da expressão vocal e corporal, promovendo uma produção mais verdadeira e qualificada da voz, proporcionando uma atenção diferenciada no cantor e comunicador, seja na expressão facial, nos movimentos, na respiração, na emoção bem direcionada, na expressão corporal consciente e na concentração sobre todos os detalhes que estão ligados à  produção e emissão da própria voz.

2007

Lançou seu sexto CD pela mesma gravadora, “Um pouco mais de mim”, surpreendendo pela voz mais grave e pelos arranjos.

2008

Foi marcado pelo lançamento de três novos CDs da cantora para seu público de línguas italiana e espanhola: “Mio Tutto” (versão italiana de “Meu Tudo”), “Soave” (voz e violão, também em italiano) e “Dúo Suave” (voz e violão, em espanhol). Nesse mesmo ano, Ziza gravou junto com o Vocal Ell4s (grupo vocal feminino do qual fez parte), um CD homônimo, lançado em 2009.

2010

Foi responsável pela área de música do Instituto Olavo de Carvalho, em Curitiba, onde lecionou Piano Erudito, Teoria Musical e Técnica Vocal para grupos vocais, além do Curso de Alfabetização Musical online, oferecido no site do mesmo instituto. Paralelamente a estes trabalhos, Ziza manteve uma participação intensa em diversos projetos ligados à música e evangelização, realizados por músicos amigos. Padre Zezinho, Padre Fábio de Melo, Padre Reginaldo Manzotti, Maninho, Eliana Ribeiro, Suely Façanha, Banda Dominus, Anjos de Resgate, Cantores de Deus, Adriana Arydes e Celina Borges são apenas alguns dos inúmeros cantores de cujos trabalhos fez parte com composições, produção vocal ou participação especial.

2013

Em 2012, foi convidada a participar da Jornada Mundial da Juventude – JMJ Rio 2013, como diretora musical dos Atos Centrais. Ziza coordenou as apresentações dos músicos nacionais e internacionais no palco montado na praia de Copacabana, também o coral que cantou nas celebrações, sendo responsável pela produção musical das missas, das cerimônias de abertura e de recepção do Papa Francisco, da adoração na Vigília, além de ter cantado para o Papa como cantora. Foram meses de intenso trabalho que transformaram sua visão de mundo e apuraram ainda mais sua visão artística dentro da Igreja. Depois de um longo período sem lançar novos trabalhos autorais, Ziza Fernandes retornou aos estúdios em Outubro de 2013 para a gravação do EP Segredos, projeto conceitual que conta com 6 músicas, lançado pela gravadora Canção Nova.