Ziza Fernandes

Ziza Fernandes estudou piano por 12 anos no Conservatório Santa Cecília, Maringá – PR, aperfeiçoando-se com o professor Paulo Giovanini, na Universidade Estadual de Maringá. Em 1993, no Instituto Musical Solar do Som de Maringá, iniciou seus estudos em Técnica Vocal. Em Curitiba, no Conservatório de Música Popular Brasileira, estudou Técnica Vocal e Interpretação da Canção Brasileira com a professora Liane Guariente e com a cantora Elza Soares. Também cantou como mezzosoprano no Grupo Vocal Brasileirão, em sua formação inicial, por três anos e meio, no qual gravou seu primeiro trabalho em 1996, com arranjos e regência do Maestro Marcos Leite (in memorian), fundador do grupo Garganta Profunda.

Em outros cursos de Técnica Vocal e Interpretação, estudou com as professoras Liane Guariente, Regina Luccato e Ná Ozzeti. No Canto e Coro Lírico fez cursos com Marcos Thadeu, Martha Herr, Neide Thomas e Denise Sartori.  Estudou também com a Fisiologista da voz e professora de Técnica Vocal e Canto, Sira da Silva, na Escola de Música Laudate de Curitiba.

É bacharel em Musicoterapia desde 1998, pela Faculdade de Artes do Paraná, em Curitiba. Mestranda em Psicologia pela Universidade Católica de Petrópolis/RJ. Tem realizado por todo o Brasil um trabalho de Formação Vocal e de Interpretação da Voz, voltado para uma melhor qualificação dos profissionais e amadores da voz e do corpo. O primeiro fruto deste trabalho está documentado no livro intitulado: “Voz, expressão da vida”, lançado pela Editora Paulinas em 2005.

Foi aluna particular de piano erudito de Thiago Teixeira. Em 2010, foi responsável pela área de música do Instituto de Filosofia, em Curitiba, onde lecionou piano erudito e teoria musical. Lecionou o Curso de Alfabetização Musical online, por meio do site do mesmo Instituto.

Atualmente está à frente do Projeto Oficina Viva, idealizado e conduzido por ela há 18 anos. Além do CEV, curso pioneiro da produtora e que traz uma formação continuada e integrada ao ser humano, traz também vários cursos nas áreas técnicas artísticas, na intenção de uma melhora de qualidade de vida

Como mentora do projeto, vem direcionando todos os cursos ministrados por ela e pelos professores da Oficina Viva, no Brasil e exterior, para uma só linha: a experiência da vida de forma integrada e fortalecida, despertando no ser humano a uma melhor realização de sentido de vida, sempre sobre valores éticos sólidos, experiências de organização da vida através da beleza e vivência da vida através da arte.

A Oficina Viva tem seu escritório em São José dos Campos, cidade onde hoje a cantora reside, mas também tem parceria sólida com a PUC/SP através de cursos de extensão cultural e universitária, liderados e dirigidos pela cantora.